sábado, 20 de março de 2010

Fases do capitalismo - Capitalismo Informacional

É a fase que estamos vivenciando agora, que vem desde a década de 70.
Marcada pela disseminação das empresas pelo mundo. Novas tecnologias tornaram possível o aumento crescente da produção e o fluxo de capitais, produtos, pessoas e informações (isto é, a mobilidade é muito maior, o mundo se tornou pequeno = globalização ).
Marcado pela invenção da internet e pelo uso, mais do que nunca, de informação, a quantidade de conhecimentos agregada a um simples produto é imensa. Os trabalhadores estão cada vez mais qualificados.
Se antes as indústrias se localizavam perto da matéria-prima, agora se localizam perto de centros tecnológicos e científicos, os tecnopolos (universidades, centros de pesquisas + empresas).
O capitalismo continua Industrial, pois a tecnologia só faz aumentar e melhorar a produção; E Financeiro, pois é possível o fluxo de capitais pelas redes financeiras de todo o mundo, muito mais rapidamente.

- Globalização

3 comentários:

  1. obrigado por essa postagem eu to fzendo trabalho de escola e isso e bem resumido e explica bem

    ResponderExcluir
  2. Este é um ponto de vista bastante restrito, típico dos ambientes de ensino médio. Autores como Lojkine, Castells e Lévy tratam o Capitalismo Informacional como um assunto muito mais amplo que isso - e as obras são do final dos anos 90!

    Vamos atualizar o software, galera!

    ResponderExcluir
  3. não entedi rafael esse texto esta errado?

    ResponderExcluir