quinta-feira, 18 de março de 2010

Fases do Capitalismo - Capitalismo Financeiro

A partir do final do séc. XIX até meados do séc XX. Segunda Revolução Industrial, época em que se formaram as maiores empresas que duram até os dias de hoje. A ciência estava agora a serviço da produção, diferente da Primeira Revolução Industrial em que os avanços tecnológicos vinheram de pesquisas autônomas e espontâneas. A eletricidade beneficiou a produção e a sociedade. Os motores a combustão interna e consequente utilização do Petróleo aumentaram a produção e abriram novas possibilidades para os setores automobilístico e aeronáutico.
Com o aumento contínuo da produção, as empresas foram crescendo, por vezes se juntando e dominando o comércio mundial. Começou a se tornar cada vez mais difícil a distinção do capital industrial do capital financeiro, que ganhou destaque, já que os bancos tinham o importante papel de dar suporte financeiro às empresas.

Foi com esse crescimento da produção que também levou à Europa buscar novos mercados consumidores, fornecedores de matérias primas e áreas para investimentos lucrativos. Encontraram como solução o Imperialismo, a colonização do continente africano e asiático. Tal medida reforçou a Divisão Internacional do Trabalho, de modo que as colônias ofereciam matérias primas baratas para os países que estavam se desenvolvendo. Havia um controle político e militar sobre esses continentes.
Já na América, os Estados Unidos controlavam o continente de outra forma: apoiando golpes de Estado e ditaduras que fossem favoráveis a eles.

Com a crise de 29 o mundo viu que precisava de uma nova lógica econômica, pois o Liberalismo tinha se mostrado falho. Logo, como ocorreu nos EUA (com Roosevelt) e no Brasil (com Vargas) se destacou o Keynesianismo, política que defende a intervenção estatal na economia.

[EDITAR PARA FALAR DE TRUSTES, CARTÉIS, HOLDINGS E CONGLOMERADOS]  


Com a Segunda Guerra Mundial a Europa agravou o seu processo de decadência, perdendo os seus domínios coloniais e o centro de poder mundial passou para os EUA e União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário