sábado, 20 de março de 2010

Fases do capitalismo - Capitalismo Informacional

É a fase que estamos vivenciando agora, que vem desde a década de 70.
Marcada pela disseminação das empresas pelo mundo. Novas tecnologias tornaram possível o aumento crescente da produção e o fluxo de capitais, produtos, pessoas e informações (isto é, a mobilidade é muito maior, o mundo se tornou pequeno = globalização ).
Marcado pela invenção da internet e pelo uso, mais do que nunca, de informação, a quantidade de conhecimentos agregada a um simples produto é imensa. Os trabalhadores estão cada vez mais qualificados.
Se antes as indústrias se localizavam perto da matéria-prima, agora se localizam perto de centros tecnológicos e científicos, os tecnopolos (universidades, centros de pesquisas + empresas).
O capitalismo continua Industrial, pois a tecnologia só faz aumentar e melhorar a produção; E Financeiro, pois é possível o fluxo de capitais pelas redes financeiras de todo o mundo, muito mais rapidamente.

- Globalização

quinta-feira, 18 de março de 2010

Fases do Capitalismo - Capitalismo Financeiro

A partir do final do séc. XIX até meados do séc XX. Segunda Revolução Industrial, época em que se formaram as maiores empresas que duram até os dias de hoje. A ciência estava agora a serviço da produção, diferente da Primeira Revolução Industrial em que os avanços tecnológicos vinheram de pesquisas autônomas e espontâneas. A eletricidade beneficiou a produção e a sociedade. Os motores a combustão interna e consequente utilização do Petróleo aumentaram a produção e abriram novas possibilidades para os setores automobilístico e aeronáutico.
Com o aumento contínuo da produção, as empresas foram crescendo, por vezes se juntando e dominando o comércio mundial. Começou a se tornar cada vez mais difícil a distinção do capital industrial do capital financeiro, que ganhou destaque, já que os bancos tinham o importante papel de dar suporte financeiro às empresas.

Foi com esse crescimento da produção que também levou à Europa buscar novos mercados consumidores, fornecedores de matérias primas e áreas para investimentos lucrativos. Encontraram como solução o Imperialismo, a colonização do continente africano e asiático. Tal medida reforçou a Divisão Internacional do Trabalho, de modo que as colônias ofereciam matérias primas baratas para os países que estavam se desenvolvendo. Havia um controle político e militar sobre esses continentes.
Já na América, os Estados Unidos controlavam o continente de outra forma: apoiando golpes de Estado e ditaduras que fossem favoráveis a eles.

Com a crise de 29 o mundo viu que precisava de uma nova lógica econômica, pois o Liberalismo tinha se mostrado falho. Logo, como ocorreu nos EUA (com Roosevelt) e no Brasil (com Vargas) se destacou o Keynesianismo, política que defende a intervenção estatal na economia.

[EDITAR PARA FALAR DE TRUSTES, CARTÉIS, HOLDINGS E CONGLOMERADOS]  


Com a Segunda Guerra Mundial a Europa agravou o seu processo de decadência, perdendo os seus domínios coloniais e o centro de poder mundial passou para os EUA e União Soviética.

Fases do Capitalismo - Capitalismo Industrial

Começou no início do séc. XVIII e foi até o fal do séc. XIX, marcados pelas Revoluções Industriais.
As máquinas movidas a queima do carvão foi o ponto destacado da Primeira Revolução Industrial, que fez a produção aumentar, gerando mais lucros para os países. Se iniciou na Inglaterra e aos poucos foi se espalhando.

Agora era possível se obter lucros através da produção. E essa obtenção se dava pela mais-valia, uma forma de ganhar dinheiro que se constituía em fazer o empregado trabalhar o tempo relativo ao seu salário e ainda um tempo extra, era com os produtos feitos nesse tempo que o empregador ganhava mais, pois todo o lucro iria para ele, sem pagar ao trabalhador. Este ganhava apenas o necessário para a sobrevivência.

Foi o tempo da exploração do trabalhador, em que eles tinham uma carga horária absurda e mal ganhavam o necessário.
O mercado agora era guiado pelo Liberalismo. Elaborado por Adam Smith, defendia a mínima intervenção do Estado na Economia (este deveria investir apenas onde a burguesia não queria nem achava lucrativo - não existe participação nula do Estado), e era guiado pela "mão invisível", a tendência que a economia tinha de se guiar sozinha. Adam Smith também acreditava que o indivíduo procurando o seu melhor, levaria ao bem de todos, ou seja, se cada um fosse individualista, somando as partes, a sociedade em geral ganharia.

Fases do Capitalismo - Capitalismo Comercial

O Capitalismo Comercial ocorreu entre o final do séc. XV e início do séc. XVIII e foi marcado pela Expansão Marítima, quando os Estados Nacionais foram em buscas de novas rotas de comércio, já que a Itália dominava o comércio no Mar Mediterrâneo. Foi com a intenção de quebrar a hegemonia italiana que as potências da época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos) encontraram novos caminhos para o comércio, descobrindo inclusive novos territórios.
Nesse período o comércio era a principal fonte de riqueza. Isto é, lucrava-se muito mais em comprar produtos de alguns países e vender para outros com lucro, do que fabricar algo e vender aquele produto.
Foi a época das Grandes Navegações, do escravismo e etc. Os países viviam a lógica Mercantilista, onde o Estado controlava toda a economia afim de fortalecer os Estados nacionais e aumentar a prosperidade nacional. A riqueza era medida através de metais preciosos, esse era um princípio Mercantilista chamado de Metalismo.